Chamamos de rotina tudo o que fazemos todos os dias ou com alguma regularidade. Acordamos todos os dias uma determinada hora (com o grito do despertador ou na calmaria), temos nossos procedimentos matinais (o café da manhã, o banho, a escolha da roupa que será vestida, a olhadela nas últimas notícias publicadas nas redes sociais, por exemplo) e estes são muito pessoais, afinal, podemos ser do time que não sai de casa sem o café da manhã ou do que prefere pular essa refeição e ganhar uns minutinhos a mais de sono, do grupo que organiza a casa logo cedo e depois sai para o trabalho ou do que madruga para correr no parque começando o dia cheio de energia. Então… Convidamos a pensar um pouquinho em sua vida diária e pergunto: você tem uma rotina?
Algumas pessoas costumam dizer que a rotina faz a vida ficar sem graça, que a detestam, tem até quem diga que estraga o casamento! Veja bem… o que de fato faz com que seja ruim, não é ter uma rotina, mas a não organização com tempo para fazer o que gosta, o que faz bem, o que traz alegria… não culpemos a rotina. Ela é necessária a todos nós, para a vida e para o trabalho.
Quando falamos em rotina, não estamos pensando apenas no que fazemos todos os dias, mas também no que fazemos com alguma regularidade, temos os dias nos quais costumamos visitar a família, ir à academia, sair para tomar aquele cafezinho sagrado com as amigas, o cineminha dos sábados (ou segundas, dia de preço promocional). Tudo isso também faz parte de sua rotina.
Estamos aqui falando sobre a rotina da vida para iniciarmos nossa conversa sobre a rotina na escola. Assim como temos nossa rotina de vida, a escola tem a sua organização diária e a professora em sala também deve ter.
Quando falamos em rotina da escola, estamos tratando, entre outras coisas, de horários específicos para momentos coletivos: horários de lanche, de parque, de uma aula extra que as crianças possam vir a ter. A rotina da escola incide sobre a rotina do professor. Por quê? Porque ao organizar nosso tempo junto com as crianças, alguns horários são fixos e pré-estabelecidos pela organização da rotina da escola. Outros, são flexíveis e dependem do olhar e planejamento cuidadoso do professor, que prevê o que vai acontecer, como e por quanto tempo as propostas poderão ser desenvolvidas.
Ao pensarmos sobre o que vai acontecer, estamos tratando do tipo de proposta: atividades com maior movimento, atividades de exploração artística, pesquisas, propostas que deem maior foco à língua escrita ou falada. Conhecer as diferentes estratégias e modalidades organizativas e compreendê-las nos dá apoio na organização da regularidade com que serão trabalhadas. (Falaremos com mais detalhes sobre as diferentes modalidades organizativas em breve, não percam!).
Ao planejarmos como as propostas serão organizadas, estamos pensando nas estratégias e tipos de agrupamentos, se o trabalho será desenvolvido com a turma toda, em grande grupo ou com pequenos agrupamentos ou até se será organizado em roda ou em mesas de trabalho, por exemplo. Tratamos ainda dos tipos de materiais que serão utilizados e quais espaços poderão, de acordo com o planejamento realizado, ser preparados para propor melhores condições de aprendizagem.
Ao considerar por quanto tempo, estamos nos referindo a previsão de tempo de desenvolvimento da proposta, considerando o tempo necessário para a organização prévia e para o envolvimento das crianças, assim como o momento da rotina mais adequado às especificidades de cada proposta (por exemplo, posso dar preferência à atividades envolvendo pinturas e melecas antes do parque, pois assim tenho um tempo maior para organização posterior, ou preferir realizar momentos de contação de história após propostas mais expansivas, pois nesses momentos estou proporcionando uma situação de maior acolhimento). É importante lembrar que o planejamento da temporalidade de cada proposta deve ser flexível, observar e considerar o interesse e envolvimento das crianças em cada momento é indispensável para avaliar se a mesma está sendo efetiva na oferta de experiências às crianças.
Diante dessas considerações, ressaltamos que rotina, portanto, não é o planejamento. Mas podemos dizer que é a organização deste nos dias da semana e nos diferentes momentos de aula.
Como então organizar a rotina?
Podemos voltar a pensar em nossa rotina diária: como são atividades realizadas com regularidade por muito tempo, acabamos por internalizar horários e ações, sem que seja necessário registrar o que fazemos a cada instante. Mas, por vezes, precisamos colocar um novo lembrete no despertador do celular ou mandar uma mensagem quando a nossa atividade rotineira envolve outra pessoa da família, não é? Então, ao pensarmos na rotina escolar, é importante considerar que estamos envolvendo muitas outras pessoas no planejamento de nossas ações: os auxiliares da sala, os colegas professores, a equipe gestora que acompanha nossa prática, as crianças e suas famílias. Embora muitos momentos de nossa rotina sejam flexíveis, permitindo mudanças de rumo, é importante que nosso tempo seja planejado e compartilhado com todos os envolvidos na rotina escolar. E, para compartilhar, precisamos registrar!
Para organizar a rotina de forma sistemática, podemos organizar um quadro organizativo, que podemos chamar de “Planejamento semanal” ou, mais popularmente, de “Semaninha”. Compartilhamos um modelo com você, professora, facilitando a sua organização, para isso disponibilizamos um modelo preenchido, com uma rotina fictícia, para que você a utilize como exemplo e faça o exercício de, a partir dela, pensar em sua realidade. Vamos dar uma olhadinha?
Exemplo de Rotina de uma turma de crianças pequenas (5 anos)
Comece organizando os horários fixos de seu dia ou de sua semana, aqueles horários institucionais, que são permanentes e que não costumam sofrer alterações: horário de parque e lanche são bons exemplos de como começar. Pense também nas propostas que acontecem todos os dias, como propostas diversificadas, roda de conversa, hora da história (em nosso exemplo, esses momentos estão coloridos de azul). Na medida do possível, cuide para que estas propostas tenham regularidade de horário durante a semana, ou seja, para que aconteçam todos os dias no mesmo horário, isso facilita o envolvimento da criança com a rotina. Após organizar esses horários permanentes, organize as demais propostas em cada momento do dia e em cada dia da semana. Pode, por exemplo, pensar em dias nos quais propostas de meleca podem ser melhor organizadas, quando trará propostas voltadas à exploração do espaço e do movimento ou quando a organização de pesquisas com as crianças em pequenos grupos podem ser melhor organizadas. Também é necessário ter um olhar quanto a diversidade de propostas, tendo o cuidado de alternar durante o dia propostas de maior exploração de espaços e movimentos com outras mais calmas, propostas coletivas com outras em pequenos grupos ou individuais, momentos cujo a sua condução seja maior com outros nos quais as crianças tenham maior protagonismo e direito de escolha.
Pode acontecer também de que, após ter a sua rotina consolidada, haja necessidade de mudar. E tudo bem! Quem de nós já não teve um contratempo que nos impediu de ir à academia ou teve que agendar uma consulta médica e precisou ajustar seus horários? Assim também acontece com a rotina do professor, ela pode ter alterações de acordo com o maior ou menor interesse das crianças, se o envolvimento foi grande, posso ampliar a experiência nesse momento por mais tempo, se não houve interesse, devo ter a sensibilidade de perceber e pensar em outras estratégias para atingir o objetivo. Alterações podem acontecer também quando a organização escolar ou a oferta de apoio de outros adultos também sobre uma mudança, como quando, por exemplo, planeja uma proposta em pequenos grupos e a auxiliar de sua sala precisa se ausentar. Realizar a proposta de uma outra maneira ou articular uma proposta que possa ser explorada com outro tipo de agrupamento é a saída nesses momentos.
Como conversamos anteriormente, a rotina não é uma ferramenta apenas do professor, mas de todos que fazem parte dela, afinal, surpresas esporádicas trazem emoção, mas acordar – ou, no caso, chegar à escola – a cada dia sem saber o que vai acontecer pode causa grande ansiedade e elimina a possibilidade de opinar, participar da rotina na qual se está envolvido, não é mesmo? Por isso, é importante compartilhar com todos os envolvidos o que planejamos para aquele dia: com os adultos que o auxiliam, com a equipe gestora quando necessitar de algum material ou ajuste de horário ou espaço, com a equipe de limpeza caso necessite de algum apoio especial, com os pais quando prevê alguma ação diferenciada que pede a parceria das famílias e, principalmente, com as crianças. Ao compartilhar a rotina com as crianças, você estará ampliando o espaço de participação, permitindo que saibam o que vai acontecer e deem opiniões, que decidam várias ações do dia junto com você, de modo que se sintam mais seguras e sintam o espaço aberto para que o protagonismo infantil aconteça.
Organizar o dia-a-dia, considerando a parceria de todos que farão parte dele é demonstração de respeito, além da certeza de poder contar com a contribuição de colaboradores muito especiais.
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